Receita de Tiramissu


Assumidamente "formiga". É assim que me identifico. Acho que já fiz doce de quase tudo. Pra que não fique nenhuma dúvida vou confessar que já fiz doce de chuchu. Não, eu não me confundi, é isso mesmo, doce de chuchu, e eu tinha dez anos  apenas. 
Hoje seleciono melhor minhas sobremesas... nada contra o chuchu, aliás, adoro numa salada com iogurte e hortelã, mas essa é outra conversa!
 O assunto agora é sobre um das minhas sobremesas favoritas, o tiramissu. Um clássico da culinária italiana.
A minha receita esta "adaptada" para o meu paladar, espero não ser julgada pelos italianos.
O queijo mascarpone, realmente não encontro com facilidade por aqui, então substituo pelo cream cheese.
Também não uso ovos!
Sim, eu sei que praticamente mudei a receita, é que tenho um preconceito prá lá de acirrado com receitas que levam ovos crus, trauma mesmo. Não consigo fazer nem comer.
Explicações dadas, vamos ao "meu" tiramissu

Você vai precisar de,
200 grs de creme de leite fresco
1 pote de cream cheese 300 grs
7 colheres (de sopa) de açúcar
1/2 fava de baunilha, ou 1 colher de cafè de extrato de baunilha
1 copo de café bem forte sem açúcar
1 cálice de Rum
1 pacote de biscoito tipo champagne
chocolate em pó para polvilhar, se preferir usar o achocolatado

1. creme de leite com 3 colheres de açúcar até ficar em ponto de chantilly. Reserve. 
2. Bater o cream cheese, com as 4 colheres restantes de açúcar,  e a baunilha até ficar um creme bem homogêneo. Misturar ao chantilly com cuidado.

3. Misturar o café ao rum e encharcar os biscoitos para depois arrumá-los num refratário. 


Cobrir com o creme e alternar mais uma camada de biscoitos e por último mais uma de creme. Salpicar o chocolate em pó e decorar com raspas de chocolate. Usei o chocolate belga chocola's.
Servir bem gelado





Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

0 comentários: