Dicas para Bolos





Bolo é uma unanimidade? 
Sim. Pode ser simples com café, ou mais requintado. Pode ser receita da vovó, ou a mais nova receita adaptada com ingredientes sofisticados. Na verdade ele agrada, quase sempre!
Ao longo dos anos, e lá se vão muitos... fui colecionando algumas dicas e aprendendo alguns truques na prática mesmo. Posso garantir que fazem a diferença.

1. Leia a receita, entenda como é feita e separe todos os ingredientes. Eu costumo mudar as receitas, a prática vai nos dando essa versatilidade, mas bom senso é bom nessa hora, só faça substituições que tenha segurança.

2. Pré aqueça o forno antes, e já em seguida separa a forma ou assadeira que vai usar e deixe untada. Margarina ou manteiga sempre, pois óleo é fácil queimar.

3. A temperatura indicada é 180°. Forno muito quente ou frio, pode deixar o bolo murcho.

4. Para ovos, manteiga e leite o ideal é a temperatura ambiente. Retire da geladeira alguns minutos antes e tudo certo!

5. Se a receita pedir claras em neve, uma pitada de sal  ajuda na hora de bater.  O ponto é atingir picos firmes, o velho truque de virar a tigela e a clara não cair.

6. O fermento é sempre o último a entrar na massa. Não gosto de bater nem na batedeira nem no liquidificador, fica melhor se for misturado à massa no final.

7. A melhor recomendação é desenformar o bolo quando esfriar. Bem, como sou do contra prefiro desenformar quando está morno. 

8. As dicas ajudam? Sim, mas cozinhar deve ser um ato de liberdade acima de tudo. Podemos inovar, arriscar e criar as nossas regras, sem medo. Vamos acertar e contar as nossas adaptações com orgulho, ou vamos errar e rir muito e tentar de novo... de novo...

Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

0 comentários: