Caldo de Legumes Caseiro e um Creme de Legumes cheio de Sabor


Rende 1 1/2 lt

Não sei quanto a você, mas eu há muitos anos tenho evitado ao máximo os industrializados... claro que sem paranoia, quando não tem jeito eu abro um pacotinho sem culpa!
Como amo risotos eu prefiro fazer o Caldo de Legumes Caseiro. Primeiro o sabor é completamente diferente, se você nunca experimentou sugiro que faça! Segundo, zero de gorduras e pouquíssimo sal. Mais saudável impossível.
Dá trabalho? Diria que é mais elaborado do que desembrulhar um cubo e ferver na água, mas nada que vá consumir o seu tempo e te deixar exausta. Vale a pena. 

O princípio é bastante simples, escolher alguns legumes que dão sabor, juntar algumas especiarias da sua preferência, deixar cozinhar e pronto, você tem o seu caldo natural e delicioso. O bom é que você pode  adaptar os sabores de acordo com seu paladar.

Você vai precisar para esta sugestão:


3 talos de salsão (para mim imprescindível no caldo!!)
2 cenouras grandes
1 cebola grande
2 folhas de louro
um punhadinho de vagem
sal a gosto (uso bem pouquinho)
coentro em grão (use outro tempero se preferir)
4 cravinhos espetados na cebola (dá um perfume incrível!)



Lavar bem  todos os legumes, picar tudo grosseiramente e leve ao fogo com 2 litros de água. Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos.
Coar e o Caldo de Legumes está pronto.
Você pode guardar na geladeira por até 5 dias, ou congelar por até 3 meses.

Desperdiçar os legumes que sobraram? De maneira nenhuma. Eu tiro apenas os cravinhos e bato tudo no liquidificador com 1 concha do caldo. refogo 3 dentes de alho numa colher de sopa de azeite, acerto o sal e tenho uma sopinha creme de legumes cheia de sabor.



Polvilhada com salsinha ou endro (dill). 




Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

0 comentários: