Pão Judaico Challad

Receita Daqui com uma pitadela de adaptação

Um pão que normalmente agrada qualquer um. A massa tem uma textura muito aerada, levíssima. De sabor levemente adocicado, bem leve mesmo! Vai bem com manteiga, geleia ou um queijo cremoso. Um Pão Judaico que é tradicionalmente preparado para o shabat, o dia do descanso, ou em  outros feriados judaicos.

Normalmente é trançado com seis pontas, e confesso que me embananei um pouco para trançar... mas nada que um bom vídeo no You Tube não resolva!  Mesmo sendo um pouquinho complicada a trança de seis pontas, vale a pena fazer, pois o Pão fica lindo realmente.

Vamos aos ingredientes,

10 grs de fermento biológico seco
1 xícara (de chá) de água morna
1/2 xícara (de chá) de açúcar
4 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo branca
2 ovos
2 colheres (de sopa) de óleo (usei de girassol)
4 colheres (de chá) de buttermilk* (não se desespere se nunca ouviu falar... abaixo explico como  fazer), se preferir pode usar iogurte natural
5 colheres (de chá) de manteiga

Misturar o fermento, a água e o açúcar e deixar descansar pelo menos uns 15 ou 20 minutos. Vai ficar com a aparência de uma esponja.




Juntar essa esponja aos outros ingredientes. Amassar bem com as mãos até ficar uma massa bem homogênea e lisa. Cobrir com um pano e deixar descansar por pelo menos 1 hora ou até dobrar de volume. Você vai perceber que fica uma massa bem aerada, leve e fácil de manusear.


Cortar em seis pedaços mais ou menos do mesmo tamanho.


Fazer rolinhos com cada pedaço, e juntar uma das extremidades para começar a trançar. Nessa hora, se você não tem habilidade com a trança de seis pontas, como eu, é só recorrer a esse vídeo que dá pra gente ter uma boa ideia de como trançar.




A minha trança ficou meio capenga, mas mesmo assim me senti a própria padeira!!

Deixar descansar mais uns 30 minutos, e levar ao forno a 180°. Não precisa preaquecer o forno. 
Pincelar 1 gema diluída com um pouquinho de café sem açúcar e frio. Polvilhar gergelim preto. O tempo de forno é aproximadamente 35 a 40 minutos, mas o ideal é você ficar de olho. Eu prefiro com uma cor mais intensa, sempre deixo um pouquinho a mais.



Fica muito bom! Essa semana é o meu Pão preferido!

*Buttermilk - Muito usado em receitas nos EUA,  nada mais é do que leite com suco de limão. Para 1 xícara de leite colocar 1 colher de sopa de suco de limão coado. Deixar uns dez minutos para talhar e usar na receita. No Pão Judaico usei 4 colheres de chá apenas, mas fiz uma xícara para usar o restante numa outra receita de bolo. Se quiser pode substituir o buttermilk por iogurte natural.

Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

0 comentários: