Costelinha de Porco ao Molho Mediterrâneo
Serve bem 4 pessoasReceita da Rita Lobo com uma pitada de variação
Definitivamente um prato que envolve nosso olfato e paladar na mesma proporção! Culinária Mediterrânea é assim, passeia pelas ervas e especiarias com muita facilidade e explora o sabor natural dos ingredientes.
Aqui em casa amamos Costelinha de Porco, mas sempre faço assada, não havia ainda experimentado com esse molho denso e deliciosamente carregado de sabores e perfume.
Se você gosta de se aventurar pelos aromas da culinária, sugiro que experimente essa versão, tenho certeza que vai se surpreender!
Para agregar mais sabor a Costelinha de Porco, melhor deixá-la nessa marinada de um dia para o outro,
Usei 1 kg de Costelinha de Porco cortada entre os ossos em pedaços médios
1 1/2 xícara (de chá) de vinho tinto seco
1 ramo de tomilho fresco
casca de 1 limão cortada bem fininha, para não amargar
Separar os temperos e especiarias,
1 cebola cortada em cubinhos pequenos
3 dentes de alho fatiados
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado (não tinha meu tradicional Molho de Tomate caseiro congelado, por isso usei o tomate pelado que faz parte da receita original, mas sem dúvida o melhor é usar um molho caseiro, na minha opinião.)
Usar o vinho da marinada
Umas 2 xícaras de água, ou se precisar um pouco mais
1 colher de café de pimenta calabresa
1 colher (de sobremesa) de coentro em grão
1 colher (de sobremesa) de páprica defumada
1 colher (de sobremesa) de semente de erva doce
Tomilho fresco
sal a gosto
Começar tirando a carne da marinada e deixando escorrer bem. Reservar o vinho.
Numa panela de preferência de fundo mais grosso, adicionar um pouco de óleo e deixar selar a carne, colocando poucos pedaços de cada vez. Esse fundo de panela vai agregar muito sabor ao prato!
Ao terminar de selar a carne, adicionar a cebola e alho, mexer bem para limpar o fundo da panela e só depois acrescentar o tomate pelado com os temperos e especiarias.
Adicionar o vinho e a água e deixar cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Se a Costelinha de Porco já estiver macia, abaixar o fogo e deixar somente mais uns dez minutos para obter um molho mais denso. Se for necessário acrescentar mais água, pois é importante que a carne esteja bem macia.
Servi com Cuscuz Marroquino, que você pode ver a receita Aqui. Ficou uma combinação perfeita de sabores. Um prato aprovado com louvor na família!
0 comentários: