Taças Especiais para Sobremesas Práticas
E o Natal está chegando... Apesar de não gostar da ênfase comercial que se instalou nesta data, ainda assim é a minha data preferida do ano. Prefiro celebrar em família, sem desperdício, sem exageros, mas com criatividade e muito sabor. Gosto mesmo é da sofisticação do simples.
A sugestão para a sobremesa é ultra fácil, rápida e prática. Se caprichar na decoração e servir em taças ou copos diferentes, certamente vai arrasar...
Primeira Opção - Taça de Papaia com Geleia de Cassis ou Mirtilos
É só bater no liquidificador papaia sem a semente, com sorvete de creme. Para uma boa proporção usar 3 bolas de sorvete para cada metade de papaia. Gosto de deixar o papaia na geladeira, assim o creme ficar bem geladinho. Deve ser feita na hora de servir.
Para decorar pode ser o tradicional licor de cassis, ou ainda uma geleia derretida com um pouquinho de água. Arrumar em taças e servir.
Segunda Opção - Taça de Chocolate e Morangos
Bater 500 ml de creme de leite fresco com 4 colheres (de sopa) de açúcar até ficar ponto de chantilly. Acrescentar 2 colheres (de sopa) de chocolate em pó. Reservar na geladeira.
Derreter 200 grs de chocolate meio amargo com 1 lata de creme de leite. Reservar
Montar nas taças: chantilly, morangos picados (ou outra fruta vermelha) pedaços de chocolate e por cima a ganache de chocolate.
Terceira Opção - Taça de Damasco
Numa panela colocar 1/2 xícara (de chá) de açúcar com 1/2 xícara (de chá) de água. Deixar ferver por uns 4 minutos. Acrescentar mais ou menos uns 8 damascos picados e deixar até reduzir a calda. Fica maravilhoso se perfumar com um anis estrelado ou 3 bagas de cardamomo. Reservar.
Levar ao fogo 1/2 litro de leite, 2 colheres (de sopa) de amido de milho, 1/2 lata de leite condensado e 1/2 xícara (de chá) de nozes picadas. Deixar ferver até engrossar. Reservar
Bater 500 ml de creme de leite fresco com 2 colheres (de sopa) de açúcar até ponto de chantilly. Metade misturar ao creme de leite condensado já frio. E a outra metade reservar para decorar as taças.
Montar nas Taças:
Creme de nozes, chantilly e decorar com o doce de damasco. Servir gelado.
E a última opção, Creme de Baunilha com Calda de Mirtilos
Numa panela misturar 1 litro de leite com 1 fava de baunilha (ou se preferir use o extrato de baunilha). Deixar levantar fervura. Desligar e deixar a panela tampada por pelo menos 20 minutos para absorver bem o sabor da baunilha.
Voltar ao fogo com duas gemas peneiradas, 1 lata de leite condensado e 3 colheres (de sopa) de amido de milho. Misturar bem e mexer até engrossar. Desligar o fogo e bater na batedeira com 1 lata de creme de leite. Colocar em taças.
Para a calda de mirtilos, diluir geleia de mirtilos com um pouquinho de água. Em tempos de crise, nem pensar comprar frutas vermelhas, mas se você preferir substitua a geleia por frutas vermelhas ou framboesas, levadas ao fogo com um pouco de açúcar até formar uma calda rala.
0 comentários: