Bolinho de Bacalhau


Rende 15 unidades

Em tempos de crise o Bacalhau sumiu da minha mesa... pelo menos, as postas deliciosas e carnudas. Mas dá pra fazer receitas deliciosas com uma pequena quantidade de Bacalhau.

Bolinho de Bacalhau é realmente meu petisco preferido entre todos os petiscos que existe no mundo. E o que precisa ter um bom Bolinho de Bacalhau?  Bacalhau é claro, nada das imitações "tipo bacalhau". Pouca batata, #detestobatatalhau... e um bom azeite.  São os ingredientes básicos e que fazem realmente a diferença!

Para esta receita usei 250 grs de Bacalhau apenas. Como somos em duas pessoas, as 15 unidades foram suficientes. Se quiser uma receita maior, é só dobrar a quantidade.


250 grs de Bacalhau dessalgado e cozido em água por 30 minutos. AQUI, você pode ver como dessalgar o Bacalhau. Depois de cozinhar é só desfiar bem com as mãos.
150 grs de batatas cozidas com um pouquinho de sal  e espremidas.
1 colher de sopa de salsinha picadinha
Fritar em 1 colher (de sopa) de azeite 3 dentes de alho amassados com um pouquinho de sal e pimenta do reino moída na hora
1 ovo inteiro pequeno
1 colher (de sopa) de amido de milho
1 colher (de sopa) bem generosa de azeite extra virgem de boa qualidade


Com as mãos misturar todos os ingredientes até que estejam muito bem incorporados.


Eu gosto de untar as mãos com azeite para enrolar os Bolinhos de Bacalhau. Faça no formato e tamanho que preferir.


Como aqui em casa a gente desvia das frituras o máximo possível, eu fiz os Bolinhos na Air Fryer. Deixei aquecendo por 5 minutos a 200° e coloquei os bolinhos por aproximadamente 35 minutos.

Na opção tradicional é só fritar por imersão  em óleo bem quente.


Nesse momento estou degustando meu Bolinho de Bacalhau da maneira que mais amo, com um cafezinho mineiro fresquinho e bem quente.

Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

Um comentário:

  1. Olha eu aqui também! Amoooooo bolinho de bacalhau! Ah, minha filha, aqui em casa, há muito tempo, bacalhau é só de "bandeijinha", aquela que só vem as lascas, sem espinho! E dá muito certo também!
    O grande detalhe desta maravilha foi fazer na panela, sem fritura! Show de bola!
    Bjs.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir