Como Fazer Molho de Tomate


Prefiro uma culinária mais natural. Sei que é difícil escapar dos enlatados, e não sou neurótica com isso. Na verdade, eu amo o sabor deste molho, não é nenhum grande sacrifício fazer, mesmo exigindo um pouco a mais de tempo.

Você pode dar o sabor que preferir ao seu molho, mais alho, sem alho, com muitas ervas... enfim, escolha ervas e temperos de sua preferência, as combinações são inúmeras e vale a pena, você terá um suculento molho de tomate cheio de sabor!
Outra dica, é preferir os tomates e as ervas orgânicos, nem sempre encontramos com facilidade, mas vale a pena investir na qualidade!

O rendimento foi de aproximadamente 800 ml, que separei em pequenas porções e  congelei.

Você vai precisar de,


12 tomates grandes (normalmente escolho o tipo do tomate que está mais em conta!)

1. Lavar os tomates e fazer um corte em X
2. Ferver 1 litro de água e colocar sobre os tomates por 1 ou 2 minutos apenas. 
3. Vai perceber a pele soltando.
4. Retirar a pele e as sementes. Algumas pessoas não tiram as sementes, eu acho que deixa mais ácido o molho, por isso prefiro tirar.


5. Prefiro deixar o molho com pedaços, então não bato muito no liquidificador, só uma leve batida. Se preferir molho mais fino, é só bater mais.

Separar, 



1 litro de polpa de tomate
1 xícara (de chá) bem generosa de manjericão
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora, a gosto
2 folhas de louro
2 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de sobremesa) de orégano seco
Uns 8 ou 9 dentes de alho, se não gostar é só diminuir ou substituir por cebola


Refogar o alho amassado no azeite. Acrescentar a polpa de tomate, sal, orégano, pimenta do reino, e a folha de louro. Deixar ferver e apurar em fogo baixo por pelo menos 30 ou 40 minutos.

Se preferir pode passar pelo liquidificador. 



Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

2 comentários:

  1. Oi Denise. TD bem? Uma dúvida, o manjericão vc coloca em que momento? Deixa apurar junto os 30 minutos ou só coloca no final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, gosto de duas maneiras. Ou eu frito primeiro o manjericão no azeite, para depois refogar os outros ingredientes, ou eu acrescento no final do molho. Quando frito no azeito tenho a impressão que ele libera mais seus óleos essenciais e deixa o molho mais perfumado.
      Bjo

      Excluir